Política

BIZARRO: Acusado de desviar mais de 200 milhões cogitado na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Por: Emerson Caetano |

As conversas nos bastidores da política, na capital baiana giram em torno do nome do ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira. O que se comenta é que o ex-prefeito vai assumir a vaga deixada por Nestor Duarte. O responsável pela articulação no governo estadual, o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), afirmou na segunda-feira (14) que o substituto de Nestor Duarte na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) deve ser anunciado na próxima semana.

Preso durante corrida eleitoral 

A Polícia Federal prendeu em 15/06/2021, os ex-prefeitos José Robério Oliveira e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro respectivamente, mais quatro investigados na Operação Fraternos, que teve por objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por fraudar e desviar, por meio de “laranjas”, cerca de R$ 200 milhões de dezenas de licitações realizadas pelas prefeituras dos municípios baianos de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, entre os anos de 2008 e 2017. O atual prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo da Silva Santos (PSD), foi afastado do cargo por 180 dias, mas acabou revertendo judicialmente a decisão. 

Esquema de corrupção 

Os alvos da Operação Fraternos respondem pela prática dos delitos de Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Peculato, Organização Criminosa, Fraude a Licitações e Lavagem de Capitais. O montante de R$ 200 milhões foi divulgado pela PF em 2017, como tendo sido desviados pelos três então prefeitos, na deflagração da primeira fase da Operação Fraternos.

Campeão de processos

Em breve pesquisa no site Jusbrasil, pode ser constatado a quantia de 333 processos contra Jose Roberio Batista de Oliveira nos Diários Oficiais. A maioria é do TJBA, seguido por STJ. Desses processos encontrados, O Municipio de Eunapolis foi a parte que mais apareceu, seguido por Ministério Público do Estado da Bahia.

Delta

Veja outras matérias